Por que as empresas estão aderindo ao sistema de energia solar em 2022?

sistema de energia solar fotovoltaico

De acordo com a Absolar, em 2021 o Brasil ficou em quarto lugar entre os países que mais aumentaram a capacidade fotovoltaica. No ano de 2022, empresas de todo o país estão cada vez mais aderindo ao sistema de energia solar, mas afinal, por que isso está ocorrendo?

Confira neste artigo o motivo pelo qual empreendedores têm investido na energia solar no ano de 2022.

Lei nº14.300/22 e sistema de energia solar

Talvez você ainda não tenha conhecimento, mas em janeiro de 2022 foi sancionada a lei do marco legal de geração própria de energia. Essa lei estabelece que os consumidores que fazem a produção de sua própria energia pagarão tarifas referente ao TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) Fio B.

O objetivo do marco legal é trazer maior segurança jurídica e formalidade para o setor, tanto para empresas prestadora de serviços quanto consumidores que irão se beneficiar  do sistema de energia solar, por exemplo.

Por que as empresas estão instalando sistema fotovoltaico em 2022?

Investir em sistema de energia solar significa ter retorno certo em uma fonte de energia que vai gerar economia de até 95% na conta de luz.

A popularização do setor, em virtude dos benefícios, é um dos principais motivos que têm motivados empreendedores a instalarem energia solar em seus negócios.

Porém, há um quesito ainda mais especial, de acordo com o marco legal, sancionado neste ano de 2022, quem aderir ao sistema fotovoltaico até 07/01/2023 estará isento das tarifas anteriormente mencionadas e instituídas pela nova Lei até o ano de 2045.

Vantagens de aderir ao sistema solar fotovoltaico

Além da economia de energia, o sistema de energia solar fotovoltaico possui diversos outros benefícios, como:

  • É uma fonte de energia limpa;
  • Inesgotável: enquanto houver sol, você terá energia;
  • As placas solares possuem vida útil de 25 anos;
  • Investimento com retorno em 5 anos (média);
  • Livre de ruídos ou barulhos indesejáveis;
  • Sistema de energia seguro;
  • Valoriza o imóvel em até 30%;
  • É fácil e muito barato de se manter.

Esses são alguns dos benefícios que a energia solar fotovoltaica traz, e, sem dúvidas, as razões que levam diversas empresas a aderir.

O sistema de energia solar então é uma solução para pequenos e médios negócios?

Sim, não só para pequenas e médias empresas.  De acordo com especialistas, o fotovoltaico é uma maneira de se ter energia inesgotável e limpa de forma barata, com um investimento com retorno certo, que pode ser muito benéfico para negócios que gastam muito com a conta de luz.

E você, já fez o seu orçamento gratuito no sistema solar fotovoltaico? Deixe sua mensagem abaixo e entraremos em contato!

    Related Posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.