Energia solar em Belém: tudo o que você precisa saber!

energia solar em belem fotovoltaica

Fonte de energia renovável e barata, a Energia Solar em Belém têm tido bastante procura nos últimos anos.  Pessoas que buscam alternativa limpa e sustentável de energia e, desejam se livrar de vez dos constantes aumentos de taxas pela concessionária de energia, estão progressivamente mais interessadas em usar o sistema fotovoltaico em suas casas e negócios.

Mas, afinal, o que é a Energia Solar? Onde encontrar Energia Solar em Belém? O que é preciso saber antes de instalar um sistema solar? Todas essas dúvidas serão respondidas neste artigo. Confira todos os detalhes abaixo. 

Como funciona a Energia Solar?

Atualmente existem 3 tipos diferentes de energia solar: a heliotérmica, fotovoltaica e a energia solar térmica. Todas funcionam por meio de tecnologias que absorvem a luz e/ou o calor do sol, gerando eletricidade ou aquecimento.

Todos os sistemas de energia solar já vêm sendo utilizados tanto por empresas quanto por residências e o principal motivo pelo qual as pessoas vêm preferindo investir em energia solar é a economia, em primeiro lugar, e o fato de ser uma fonte inesgotável, que não fere o meio ambiente.

Fotovoltaico: o sistema de energia solar em Belém mais solicitado

Quando o assunto é energia solar, o sistema mais adquirido em Belém é o fotovoltaico. Mas, afinal, o que significa, como funciona e como ele ajuda as pessoas?

O sistema fotovoltaico é feito por uma tecnologia que gera energia elétrica. De maneira simples, podemos dizer que este modelo usa placas solares (fabricadas com materiais específicos e semicondutores) que irão transformar a luz do sol em eletricidade.

Como isso é possível? Quando a luz do sol recai sobre os módulos solares (placas), os fótons fazem com que os elétrons dos átomos de silício dos painéis se movam por diversas camadas e promovam a corrente elétrica contínua, que também pode ser denominada energia solar fotovoltaica.

Equipamentos do sistema fotovoltaico

Existem dois equipamentos essenciais no modelo fotovoltaico:

  1. O módulo solar: responsável por modificar a irradiação solar em energia elétrica;
  2. O inversor solar: vai alterar a tensão da corrente elétrica produzida pelo módulo de CC para CA.

Mas além desses, você vai encontrar outros equipamentos que são importantes na execução do modelo:

  • O medidor bidirecional;
  • Caixa de Junção;
  • Cabeamento;
  • Baterias – utilizadas apenas no sistema de off-grid.

Sistema Solar Fotovoltaico On-Grid

Este é um sistema mais barato porque não utiliza baterias e o mais utilizado nos centros urbanos. No modelo On-Grid, o sistema de energia solar será conectado à rede de distribuição de energia. Isso significa que, quando não há produção de energia do sol, utiliza-se a o que foi produzido pela distribuidora. Neste modelo, utiliza-se equipamentos que convertem a eletricidade contínua em corrente alternada, tornando possível distribuir a energia para todo o imóvel.

O sistema On-Grid, então, funciona seguido os seguintes passos:

  1. A luz solar é absorvida através dos paineis solares e gera-se a energia elétrica contínua;
  2. A corrente contínua passa pelo inversor (conectado à distribuidora) que a transforma em CA (eletricidade de corrente alternada);
  3. Após a conversão, a energia produzida é enviada para todo o imóvel e seu excedente é colocado como crédito na rede de distribuição;
  4. Finalmente, realiza-se o monitoramento da produção de energia solar.

Sistema Solar Fotovoltaico Off-Grid

No Sistema Off-Grid, não há a conexão com a rede distribuidora, sendo assim, necessita-se da utilização de baterias. Isso quer dizer que toda a energia produzida pelos painéis é enviada para as baterias.

Este é um sistema recomendado para áreas rurais ou distantes dos centros urbanos e acaba se tornando um pouco mais cara que o On-Grid por causa da necessidade de utilizar baterias.

Como instalar um sistema de energia solar em Belém?

A instalação de energia solar em Belém é fácil e sem complicações, no entanto, para fazer corretamente, é muito importante contratar os serviços de uma empresa especializada.

Confira abaixo o passo a passo de como instalar energia solar na sua casa ou negócio:

Descobrir a sua necessidade de consumo

Este é um passo muito importante porque o tamanho do seu sistema solar depende do seu consumo. Você pode tirar uma média (KWH) com base na sua conta de luz. É importante avaliar a quantidade de equipamentos que vai querer usar (exemplo: ar-condicionados e outros que consumam bastante energia) ou se deseja aumentar o consumo para ter uma folga. Com essa análise você saberá o tamanho do seu sistema. Caso não saiba como fazer essa avaliação, a empresa especializada em energia solar pode ajudar em todos esses passos.

Fazer o projeto e orçamento grátis

Com os detalhes do seu consumo, você deve partir para a fase do projeto e orçamento. Isso é feito por empresas especializadas, como a Solare Engenharia Sustentável. O projeto irá incluir as especificações técnicas, com base nas informações fornecidas à empresa prestadora de serviço e é a partir dele que será gerado o orçamento para a instalação de energia solar na sua casa ou empresa.

Instalação do sistema de energia solar em Belém

A instalação do sistema de energia solar deverá ser feita pela empresa contratada, que tem conhecimento e equipe qualificada para fazer todos os procedimentos com segurança. Não é aconselhável que seja feita por conta própria.

Para um sistema solar ser instalado, é necessário seguir os passos abaixo:

  1. Visita técnica;
  2. Elaboração do projeto e orçamento;
  3. Instalação do sistema por uma empresa qualificada;
  4. Homologação da instalação com a rede distribuidora.
  5. Tudo certo! Depois dos passos acima, seu sistema estará pronto para uso, agora é só usufruir dos benefícios da energia solar fotovoltaica.

Como escolher uma empresa de energia solar em Belém?

Mudar ou acrescentar o sistema de energia é algo sério e que precisa ser feito por uma empresa que tenha experiência e qualificação, se você está em dúvida sobre qual empresa escolher, é importante fazer uma pesquisa mais a fundo e lembrar que valor (preço) não pode ser a única forma de avaliação, afinal, o importante é não ter dor de cabeça.

Para escolher uma boa empresa de energia solar em Belém, siga os passos abaixo:

  1. Verifique o histórico da empresa;
  2. Cheque seus perfis nas mídias sociais e feedback de clientes;
  3. Conheça a garantia fornecida no seu projeto;
  4. Pequise sobre os equipamentos que a empresa fornecerá;
  5. Descubra se a equipe é capacitada.

Essas são as principais informações para descobrir se uma empresa é séria e pode fornecer um bom serviço na instalação de energia solar. A Solare Engenharia Sustentável possui experiência, fornecendo um serviço de qualidade com mais de 200 clientes satisfeitos com o sistema solar fotovoltaico em todo Pará, Maranhão e outros estados.

Faça o seu orçamento sem compromisso e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe. Preencha os campos abaixo e entraremos em contato:

    Related Posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.