7 locais famosos que funcionam com energia solar fotovoltaica

lugares famosos com energia solar fotovoltaica

De acordo com a Agência Internacional de Energial (IEA), desde 2019, houve um crescimento recorde na instalação de energia solar fotovoltaica, atingindo a marca de 23% de crescimento, atingindo o total de 156 TWh.

Cada vez mais pessoas estão aderindo ao sistema de energia solar  tanto pela economia quanto pelos outros benefícios, como o de ser uma fonte de energia limpa e inesgotável. Nesses últimos anos, o Brasil continuou a manter a liderança na América latina, tendo se tornado o quarto país a acrescentar capacidade fotovoltaica em 2020.

No Brasil e no mundo, diversos pontos turísticos e lugares famosos estão adotando a solar como fonte de energia e talvez você nem saiba. Se você ficou com curiosidade para saber quais são esse locais, continue a leitura deste artigo e descubra quais são.

Torre Eiffel

torre eiffel energia solar

O ponto turístico mais famoso da França, a Torre Eiffel, localizada em Paris, no Champ de Mars, conta com um sistema de energia solar fotovoltaica desde 2012.

O financiamento do sistema custou quase 25 milhões de euros e foi feito pela Société d’exploitation de la Tour Eiffel (SETE), que obtém 40% dos direitos da torre.

Além do sistema fotovoltaico, foram instalados, em 2014, turbinas eólicas, tudo para produzir energia elétrica e aquecimento da água.

Escritório da ONU

energia solar fotovoltaica ONU

Com uma produção de cerca de 600 mil KWh anuais, o escritório das Nações Unidas, localizado em Genebra, teve seu sistema solar instalado no ano de 2014 e ocupa uma área total de 3223 metros quadrados.

Vaticano

vaticano-energia-solar

Com uma potência de 100MW, o primeiro estado-nação solar é o Vaticano, um sistema de 2700 módulos solares, que ficam instalados no auditório Paulo VI.

O sistema foi instalado em 2008 e abastece cerca de 40 mil residências, sendo considerada a maior usina solar europeia.

O complexo fotovoltaico do Vaticano é capaz de reduzir cerca de 225 de pegada de carbono por ano.

White House (Casa Branca – EUA)

casa-branca-energia-solar

O escritório oficial do governo americano possui 3 sistemas de energia solar, que foram instalados em 2002. Um sistema que conta com 167 placas solares, que foram fixadas no telhado do prédio de manutenção central.

Disneylândia

energia solar

Em 2018, a Disney implantou seu sistema fotovoltaico com 500 mil módulos solares que são capazes de gerar 50 MW, o sificiente para a demanda de dois dos parques da Flórida. A usina solar que possui uma área de 28 mil hectares possui o formato do Mickey Mouse.

Taj Mahal

taj mahal energia solar

O mais famoso cartão postal da Índia, o Taj Mahal conta com um grande sistema de energia solar fotovoltaica, com capacidade de aproximadamente 2 mil KWp e, de acordo com o governo indiano, a meta é aumentar ainda mais essa capacidade ainda este ano de 2022.

Maracanã

maracana estadio com energia solar

Para finalizar nossa lista, não poderíamos deixar de lado o estádio mais famoso do Brasil: o Maracanã. Fundado em 1950 e casa de grandes partidas de futebol, incluindo finais de copa do mundo, o maior estádio do Brasil possui uma usina solar com capacidade de 400 KWp, contando com 1552 painéis solares, que se estendem por uma área de 2380 metros quadrados, gerando 500 MWh anuais.

Agora deixe o seu comentário contando se você já sabia que algum desses lugares famosos usa energia solar fotovoltaica.

 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.